Thursday 26 March 2009

Dancarina Ibotiramense brilha palco brasileiro










Eutália Alves Martins dos Santos, artisticamente conhecida como Liah, tem 23 anos e é dançarina profissional fazendo parte do meio artístico há quase 10 anos, tempo em que passou por várias bandas no circuito paulista como: Máfia do Forró, Cariciar e Camisa Suada. Atualmente é dançarina do forrozeiro Frank Aguiar. Liah ganhou este apelido aos 15 anos no colégio, quando uma amiga achou que somente o final do seu nome seria de mais fácil pronúncia.

Liah nasceu em ibotirama, na rua Nossa Senhora da Guia e aos quatro anos de idade foi para São Paulo com a família tentar a vida. Aos nove anos voltou a Ibotirama, onde morou por mais um ano. Depois de passar outros quatro anos em São Paulo, aos 14, voltou novamente a Ibotirama para estudar. “Confesso que essa foi a uma das melhores fases da minha vida, foi quando eu pude ver melhor o povo da minha cidade e conviver com meus parentes [...] lembro-me que foi também nesta fase eu entrei em um grupo de dança que havia na cidade, e fiz pequenas apresentações no palco da praça no cais. Foi muito legal!” , diz Liah.No ano 2000 ela retornou pra São Paulo e foi aí que sua vida mudou. "Sempre gostei de dançar, adorava axé, forró, pagode; tudo me encantava. Um dia estava num baile quando uma banda me chamou pra dançar no palco pra ganhar um CD, um tipo de concurso com outras meninas, e acabei ganhando. Daí o dono da banda me chamou pra fazer parte do grupo ( Mulekes do Forró) foi quando comecei dançar profissionalmente, de lá não parei mais”, relembra Liah. Depois de três meses viajando com a banda pelo Paraná, voltou pra Sampa e ingressou na banda Marca do Forró dentre outras.Em 2005 depois de muito buscar espaço em uma banda de renome, Liah pensou em parar. “... o mundo da dança é muito cruel. Vida de artista não é fácil!" Na ocasião conseguiu emprego como estagiária em um banco, mas depois de um ano e meio largou tudo o emprego, os estudos e o namorado e voltou a dançar em uma banda de muito sucesso, a banda Cariciar. “Foi um encanto pra mim, juro que dava muito medo de ter largado tudo pra seguir uma coisa incerta, mas foi muito bom pra minha carreira profissional como dançarina, pois de lá pra cá tive um reconhecimento enorme no mundo da música, todos os forrozeiros de São Paulo conhecem meu trabalho”. Hoje depois de todos os esforços, ela dança com Frank Aguiar, mas continua lutando por um reconhecimento ainda maior. “Chegar até aqui hoje não foi fácil, lutei muito, sofri muito, pois nunca tive aulas de dança, aprendi a dançar com a vida, ela foi a melhor escola de dança que alguém pode ter! [...] sempre que posso, vou à Ibotirama visitar meus parentes. Amo esta cidade, adoro as festas, e é muito bom voltar a uma cidade, que tem a minha história de vida, onde tudo começou, isso é muito bom!”, conclui Liah.
por Dimas Júnior
fonte: Portal velho chico

No comments: